Com Amor Eterno eu te amei. Jeremias 31:3

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

As duas árvores

Mateus 7:15-23: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

     Cristo, depois de falar acerca dos dois caminhos, apresenta o contraste entre as duas classes de árvores: o crente que verdadeiramente tem avida espiritual e o que tem somente a aparência. Há duas provas da qualidade de árvores:
 (1) Pelo fruto, v. 20; Mat. 15:19; Gal. 5:22-23. Uvas produzidas em lugares mais favoráveis são mais saborosas, mas não há sol, nem solo, que possam fazer o espinheiro produzir uvas. Não há esperança de reformação no mundo a não ser por meio de um coração novo. Note-se que não são somente as árvores com maus frutos, mas também aquelas sem frutos, que serão lançadas no fogo.
(2) Pela doutrina. "Falsos profetas" (v.15) são aqueles com doutrina diferente da de Cristo. Vede Mat. 24:11. Temos de julgar pela doutrina como pelo fruto da vida.

     Nem todo o que me diz: Senhor, senhor! (v.21): É sã doutrina chamar Jesus "senhor"; os que O chamam "senhor, senhor!" são muito pios; Mas nenhum dos dois, quando não são acompanhados pela decisão sincera de fazer a vontade de Deus, satisfazem Àquele que olha para o oração.
     Os falsos profetas não somente enganaram os homens, mas também enganaram-se a si mesmos. Enganaram-se acerca de seu talento para convencer; foram embriagados pela sua própria eloquência: "Não temos nós profetizado em teu nome." Enganaram-se, também, em empregar o nome de Cristo, sem o Espírito e amor de Cristo: "Em teu nome não expelimos demônios...?"
     Compare I Cor. 13:2. O exemplo de alguns que fingiram-se servos de Deus, enquanto praticaram a iniquidade: Balaão, Num. 22. Judas, com poder para expelir demônios (Mat.10:4-8) mas traiu ao Mestre. Vede também Fil. 3:2; Apoc. 2:20; Deut. 13:1-5.

     Acautelai-vos!!!!!

Fonte: Espada Cortante de O.S.BOYER.