Com Amor Eterno eu te amei. Jeremias 31:3

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As duas construções

Lucas 6:47 a 49 - Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.

     Qualquer... (v.47): Notem-se as três palavras: "vem", "ouve" e "observa". Devemos ir a Cristo, reconhecendo que é nosso Salvador. Devemos ouvir o que Ele diz,porque é nosso Mestre. Devemos observar a Sua palavra, porque é nosso Senhor. O ponto principal é a insensatez de não observar Seus preceitos, obedecer a Sua palavra, procurar fazer a Sua vontade.
     HÁ DUAS CLASSES DE CRENTES: Uma é sábia; prevê as provações desta vida, o fim de tudo que é terrestre e o grande juízo,  e constrói para a eternidade. A outra classe é insensata; percebe somente o tempo presente, despreza o que é espiritual e edifica a sua vida para gozar do tempo de prosperidade que passa como a erva do campo.
     HÁ DUAS QUALIDADES DE ALICERCES: Os sábios edificam suas vidas sobre a rocha; os insensatos, sobre a areia. A rocha representa o que é firme, imóvel e eterno. Disse certo homem que se abrigara n fenda duma penha durante um temporal: "Sim, temia e tremia ao ver a força das águas da enchente e a  destruição que fazia o vento. Mas  rocha abaixo dos meus pés não tremia".
     A areia simboliza o que é solto, instável, movediço. "Abrir profunda vala" fala de arrependimento verdadeiro, de estudo contínuo da Palavra, de oração perseverante, de consagração inteira. Convém cavar até alcançar a Rocha, Cristo Jesus. Há muito lixo de doutrinas, muita imundície de pensamentos e muito entulho de obras mortas que temos de remover antes de chegar à verdadeira Rocha.
     HÁ DOIS RESULTADOS: As vidas são da mesma forte construção. A tempestade que bate em uma é a mesma que bate na outra. Mas o efeito em um caso é diametralmente oposto ao que acontece no outro. A diferença é nos alicerces. O mundo olha para o arranha-céu sem  pensar nos alicerces que, muitas vezes, custam mais que o próprio arranha-céu. Os homens não percebem que um crente está edificado sobre areia enquanto outro edifica sobre a rocha. E não entendem porque um cai na provação, enquanto o outro fica firme.
     HÁ DUAS CLASSES DE PREGADORES: Quando Jesus findou Seu discurso, a multidão se admirou das Suas lições porque ele ensinava com poder e fogo dos céus e não como os escribas que conheciam apenas tradições e doutrinas sem graça, Mat. 7.28,29

Fonte: Espada Cortante - O.S.BOYER.